O que é o Android One afinal?O Android pode ficar confuso. Havia nomes para “doces ” – KitKat, Oreo, Pie, etc. – mas também havia números de versão. A versão mais recente é o Android 11, com o Google descartando os nomes de doces para deixar as coisas mais claras. Então, o que é o Android One?
O Android One foi originalmente desenvolvido para usuários iniciantes de smartphones em mercados emergentes. Foi apresentado na conferência de desenvolvedores de I/O do Google em 2014.
Foi então na Índia que os dispositivos Android One originais surgiram para corresponder a essa oferta básica, mas as coisas evoluíram. Os lançamentos de 2020 romperam com esse molde, mas as coisas estão um pouco quietas na frente do Android One ultimamente.
O que é o Android One afinal?
- O Android One é um programa desenvolvido pelo Google para fabricantes de hardware que produzem smartphones. Fazer parte do Android One – e rotulado como tal na parte de trás do telefone – vem com a garantia de que é uma versão sólida e estável do Android.
Essencialmente, é uma experiência Android padrão.
O Android One vem sem todas as coisas que os fabricantes adoram empacotar – sem skins, sem aplicativos duplicados, sem serviços extras. Isso significa que não há pré-carregamento do aplicativo do Microsoft Office ou do Facebook, não há aplicativos de mensagens adicionais e não há troca de teclados.
O objetivo do Google era facilitar a disseminação do Android controlado pelo Google por meio de produtos convincentes. É um pouco como o antigo programa Nexus, mas não são dispositivos vendidos diretamente pelo Google, são dispositivos Android de outros parceiros de hardware.
A maior apoiadora do Android One é a Nokia, que possui um portfólio completo de aparelhos que utilizam o software.
Quais telefones executam o Android One afinal?
- A Nokia é o maior parceiro
O HTC U11 Life foi o primeiro telefone Android One anunciado em 2017. Desde então, a Nokia fez um grande compromisso com o Android One, que realmente colocou o programa no radar, com uma gama completa de dispositivos do Nokia 5.3 ao Nokia 9 PureView .
Antes do fechamento de sua divisão móvel, a LG entrou na lista com o LG G7 One , enquanto o Xiaomi Mi A2 também roda no Android One em vez do MIUI normal da empresa. O Motorola One é outro exemplo de lançamento de toda uma família de telefones Android One, como o Moto One Vision .
O que gostamos no Android One é que ele oferece uma experiência Android pura, livre de carregamentos – e alguns desses dispositivos conseguiram atualizar para novas versões do Android muito rapidamente como resultado. A Nokia ganhou fama por ser a mais rápida a atualizar seu portfólio, em parte graças ao uso do Android One.
No entanto, houve alguma desaceleração entre 2020 e 2021. O próprio site Android One do Google, que lista os dispositivos suportados, ainda mostra os telefones de 2020 como os mais novos, e alguns dos telefones Android One mais recentes ainda aguardam a atualização do Android 11, se o Android 12 estiver prestes a ser lançado. Infelizmente, a realidade não parece corresponder ao sonho de atualizações rápidas.
O que o Android One oferece?
O Android One é descrito como “a forma mais pura de Android”. De acordo com o Google, isso oferece “a melhor versão do Android imediatamente”.
É um Android carregado com as qualidades do Google que oferece todos os recursos do sistema operacional principal. Isso é um pouco diferente dos telefones Pixel. Quando o Google anuncia os telefones Pixel, geralmente inclui alguns recursos exclusivos – como uma câmera Pixel ou um iniciador Pixel. Em alguns casos, eles não estão disponíveis para o restante do Android e permanecem disponíveis apenas para telefones Pixel.
Aplicativos do Google
Você obtém software do Google como Google Duo, YouTube e Maps – na verdade, todo o conjunto de serviços do Google.
Os telefones Android One também vêm com o Google Play Protect integrado, que garante que seus aplicativos estejam seguros e se comportando como deveriam.
Google Assistente
Os telefones Android One são otimizados para o Google Assistant , para que você possa usar o Google Helper para anunciar uma viagem, enviar mensagens de texto a um amigo e fazer tudo o que puder com o Assistente em outros dispositivos.
Suporte do Google
Com o Android One, seu dispositivo recebe atualizações para a versão mais recente do Android por até dois anos. Isso significa que, se você comprar um dispositivo Android One da Oreo, deverá acabar com o Android 10 . Assim, você não precisa esperar infinitamente que o fabricante do seu dispositivo lance as atualizações, pois o fabricante não tem muito a ver com o software.
Com um dispositivo Android One, os fabricantes não alteram o software, então o Google pode facilmente fazer atualizações. Além disso, você receberá atualizações mensais de segurança do Android por 3 anos. Pelo menos esse era o plano. Como já mencionado, a realidade parece um pouco diferente ultimamente.
Suporte de hardware do fabricante
Isso pode parecer estranho, mas o Android One também oferece suporte para elementos de hardware de um dispositivo do fabricante. Os dispositivos Android são tão diversos em sua forma que o programa Android One permite adicionar alguns recursos de hardware com o software para controlá-los.
Por exemplo, o HTC U11 Life adicionou um quadro dobrável para que haja suporte de software para ele. Você também obtém aplicativos de câmera proprietários – a empresa que fabrica o telefone não precisa usar a câmera básica do Android, ela pode usar a sua própria. Isso pode se estender ao suporte Dolby Atmos nos alto-falantes e na câmera – seja qual for o hardware da câmera que o fabricante usar, eles podem suportá-lo usando seu próprio aplicativo.
Portanto, em um telefone Nokia, você encontrará uma câmera Nokia com modos Pro e outras coisas diferentes da câmera Android padrão.
Para manter seu Android sempre funcionando bem, escolha nossa empresa para fazer o reparo de placa em celulares, quando você precisar.
Faça uma avaliação online ou agende um horário
https://cellassistenciatecnicabh.com.br
Atendimento:
(31) 3657-0300
(31) 99423-6109 (Whatsapp)
Nos acompanhe nas Redes Sociais:
https://www.instagram.com/cellphonesavassi/